Um problema pode ser… qualquer problema!

Sala de informática, ontem.
Depois de termos gasto, antes do Natal, imenso tempo a instalar o Scratch em todos os computadores (uma internet que é um “choque tecnológico”, pelas piores e mais lentas razões), ao tentar entrar nos PCs… nada de Scratch. Um a um íamos abrindo os computadores e o gatinho não aparecia.
Antes de termos testado todos os computadores, a F (5º ano) levanta-se e lembra-me baixinho: oh professora, da outra vez nós para instalar não entrámos como alunos, a professora entrou como administradora e pôs outra password.
Não lhe liguei muito… respondi que isso não devia ser motivo, pois a partir do momento em que se instalava um programa ele “deveria ficar sempre à vista” independentemente da sessão aberta… (ainda não aprendi que tenho de prestar sempre atenção a tudo o que os alunos dizem).

Claro que depois de abrir todos os computadores e não encontrar o Scratch em nenhum… humildemente reconheci perante a turma que a hipótese colocada pela F (e que continha em si a semente da possibilidade de verificação) parecia ser a mais razoável (ou isso, ou alguém se divertira a desinstalar tudo, o que não fazia sentido). Assim sendo, resolvemos testar a conjectura da F. Terminámos a sessão como alunos, entrámos como administradores… e, por uma pouco razoável configuração do sistema, lá nos apareceu o gato que ficara escondido (nem rabo deixara de fora) entrando no computador pela sessão a que os alunos têm acesso.

Claro que aproveitei bem a ocasião para reforçar a importância de, em qualquer circunstância da vida, sempre que um problema surgisse, procurar resolvê-lo inteligentemente colocando as hipóteses possíveis de resolução e testando-as. A tal matemática da vida… Dei os parabéns à Filipa pela lembrança e sugestão e pedi-lhe desculpa por, no primeiro momento, não ter levado em conta a hipótese por ela colocada.

Assim vamos crescendo.
(Eles e eu.)


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Janeiro 2008
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias


%d bloggers like this: