Diálogos quase nocturnos (correio electrónico)

Um desafio de improviso na aula de ontem (6º ano, até às 15 horas) – desenhar um triângulo no scratch e outros polígonos… (não, não estava em nenhum plano de lição… reproduzi um desafio que havia feito na turma de 5º, pois a turma de 6º renovou o seu entusiasmo pelo scratch e senti que o momento era o adequado) deu origem a esta troca de mimos ao fim do dia…

Professora professora, já experimentei pôr os valores para fazer um triângulo e fiz uma estrela. Vou tentar dar a volta ao problema. Não sei como mas vou descobrir. Beijinhos Respondi: …eu sabia… o mais divertido é que, enquanto se procura, surgem formas muito giras… conta a história da pesquisa!BeijinhosProfessora DESCOBRIIII😛. Comecei por pôr 100 passos porque achei que era uma distância aceitável. Depois vi que a minha tentativa dos 135 graus não dava então lembrei-me do que a professora disse, que os ângulos de um triângulo somados tinha de dar 180 graus. Então eu parei para pensar e comecei por dividir 180 por 3 porque o triângulo tinha de ter todos os lados iguais. Deu-me 60. Achei que já tinha descoberto tudo, mas não, quando fui pôr em prática deu-me um hexágno. Pensei que fosse mais uma tentativa falhada. Já em desespero de causa fui contar o sucedido ao meu pai. Então ele muito simpático propôs que pensasse naquilo que fiz, e disse para eu pensar no ânglo raso, porque na verdade o gato ao andar em frente, a linha faz um ângulo raso. Vim de novo para o meu quarto e raciocionei, se ao mandar virar 60 graus ele fez um hexágono com um ânglo obtuso num sentido e agudo noutro, eu queria totalmente o contrário então aos 180 tirei 60 e deu-me 120 e foi o que coloquei nos graus. E juro que descobri sozinha.😀
Mais abaixo está um desenho a explicar.

Respondi: Em que formato está o desenho que me envias? Não consigo abrir! Tens um office muito para a frente? É que eu tenho o 2003… se é isso, tens de gravar como sendo uma versão anterior ou tentar fazer de outra forma. Se não conseguires, pedia o favor de imprimires e levares!Adorei a história! Eu sabia que chegavas lá…Muitos beijinhos
(Ela descobriu, sem saber, o que é um ângulo complementar… falaremos depois disso na aula… sem plano de lição.)

As relações pedagógicas, a motivação, os resultados, constroem-se com tempo.



RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Janeiro 2008
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias


