Outro olhar sobre a tarde de ontem…

O João Torres, da ESE de Setúbal, esteve presente na sessão sobre o Scratch dinamizada essencialmente por alguns dos meus alunos.
No seu blogue deixou o olhar de quem veio de fora aninhar-se na nossa surpresa. Também deixou descrição AQUI.
Hoje perguntei aos alunos como foi a experiência. Alguns dos mais pequenos confessaram que a princípio estavam um bocadinho nervosos, mas depois os professores começaram a fazer perguntas e eles ficaram mais à vontade e começaram a responder e a explicar tudo. Querem repetir…
Gravei algumas entrevistas informais e, novamente a surpresa:

A Sara (6º) acha que os professores não deviam ter apenas uma sessão. Devia ser pelo menos uma por mês! E acha que podíamos fazer o mesmo para alunos…
A Inês contou que deixou a “sua aluna professora” cometer erros para ela depois perceber melhor o que não tinha corrido bem e corrigir.

Sei de professores que virão visitá-los no Scratch time para tirar dúvidas e a professora Corrdenadora das Bibliotecas de 1º Ciclo do Agrupamento prometeu voltar, pois quer desmultiplicar a utilização da ferramenta junto dos alunos do primeiro ciclo. Conseguem imaginar o meu sorriso?
Isto é que é tempinho bem gasto…

Ninguém os pára…
E não é que a ideia da Sara me fez pensar? Tenho de arranjar um tempinho para pôr em prática a valiosa sugestão… Era mesmo interessante fazer uma sessão para alunos interessados (sugeri que convidassem amigos… disseram logo que arranjavam público!) Ui! O que me espera?

Deixo aqui um pedacinho da entrevista (tive de captar com o camtasia o vídeo no écran, pois a certa altura a face de uma delas ficou visível – a qualidade do som não é grande coisa, mas fica o registo…). Estou a preparar outros excertos. Estamos na rua, dia de campeonato de futebol (som de fundo a condizer), resolvemos aproveitar o tempo, enquanto a restante turma fazia claque pelos rapazes da nossa equipa que chegaram à final e tinham a dura missão de jogar com uma turma de 9º ano: uns heróis, estes miúdos de 6º! Ganharam um honroso segundo lugar… e só perderam por um golo com os mais crescidos! Boa TurBêturma!

ADENDA (vídeos – excertos de entrevista informal):

Alunas falam da experiência de ensinar Scratch a profs.1
Alunas falam da experiência de ensinar Scratch a profs.2
Alunas falam da experiência de ensinar Scratch a profs.3
Alunas falam da experiência de ensinar Scratch a profs.4
Alunas falam da experiência de ensinar Scratch a profs.5

ADENDA:

Alumnos enseñando a profesores, aire fresco!
Isabel Leal

(Obrigada!)


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias


%d bloggers like this: