Leituras…

A propósito do desenrolar de um fio, depois de uma sessão na Faculdade, acabei com um texto interessante em mãos (o motivo foi o parágrafo que aqui deixo).

(…) Um ensino orientado até uma etapa de desenvolvimento já realizado é ineficaz sob o ponto de vista do desenvolvimento geral da criança, não é capaz de dirigir o processo de desenvolvimento, mas vai atrás dele. A teoria do âmbito do desenvolvimento potencial origina uma fórmula que contradiz exactamente a orientação tradicional: o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento. (…)

Vygotsky, L. S. (1991). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In A. R. Luria; A. N. Leontiev & L. S. Vygotsky e outros, Psicologia e pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento (2ª Ed.). Tradução de A. Rabaça. Lisboa: Editorial Estampa, pp. 31-50.

Hoje encontrei AQUI a versão em português do Brasil do excerto que ontem trouxe para casa, a que se refere a citação.

Será uma Páscoa intensa de estudo e leitura… preciso.


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,607 hits
Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias


%d bloggers like this: