Investigação-Acção (outra vez)

Depois de uma interessante sessão na última aula de mestrado, da responsabilidade de Maria Isabel Lopes da Silva (ai tantas perguntas que eu fiz!), continuo de volta do tema… porque a complicação deste ano é precisamente ter de fazer tudo em simultâneo: aprender sobre as metodologias, aplicá-las (na medida do possível sem, ou com poucos erros), fazer e logo observar (espero não esquecer muita coisa), reflectir, mudar, acrescentar, aperfeiçoar, voltar atrás, reformular, continuar a observar, a registar… ir estudando as questões teóricas envolventes, com um horário mesmo propício à reflexão… pois… deitar mão a todos os métodos, procurar todas as perspectivas, recolher o máximo de elementos, ter presentes algumas categorias mas estar aberto a surpresas para não condicionar à partida a recolha… uff

Deixo aqui mais algumas pistas para os interessados, a juntar às espalhadas pelo muito mais. Claro, deixo-as também para mim própria (assim mais facilmente deito a mão ao que vou descobrindo…).
Pena que a referência que nos foi dada na sessão “Cornell Participatory Action Research Network” não esteja a funcionar… (pode ser que um dia regresse).

MONOGRAFIAS
Colecção CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/edicoes/livros/cce/index.htm
Práticas educativas e construção de saberes: metodologias da investigação-acção. (1996)
Maria Isabel Lopes da Silva


Apresentações em powerpoint
Chapter 14.1
Em simultâneo, com esta minha mania dos “montes temáticos”, recolhi em diferentes livros capítulos ou páginas dedicadas ao tema… juntei as obras exclusivamente sobre o conceito e já está tudo compiladinho e prontinho para me “deitar” à leitura…
Se eu sei que é Domingo?
Por acaso até sei…

RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Abril 2008
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


%d bloggers like this: