Espalhando a palavra…

A professora de EVT da turma do 6º ano (muito) entusiasmada com aquela ideia que tivemos de levar os alunos de 6º à turma de 5º dela para os ensinar a trabalhar com o scratch. Ai eles estão desejosos! Já lhes falei…
Combinámos. Sim, falo com os do 6º para perguntar quem quer e pode.

Falei. Tudo combinado. Já tenho muitos voluntários!
Uma das voluntárias informou-me que a mãe, professora de informática numa escola secundária, a quer levar lá para ela ensinar aos crescidos como se trabalha com o scratch…
Brinquei:
nós somos os missionários do scratch e estamos a espalhar a palavra…
Sorriram.

(Aqui entre nós, isto dava uma comunicação gira na Conferência Scratch do MIT onde irei em Julho: Scratch:Spreading the word… Tivesse eu mais tempo e “mais ousadia”… É que realmente está a acontecer um certo fenómeno de criação de uma cultura scratch… e poderia ser curioso falar sobre os mecanismos que tenho usado, muitos intuitivamente, outros que escapam ao meu controlo e sem planeamento ou previsão – umas coisas arrastam as outras… enfim… pára menina! Como se não tivesses mais nada em que pensar!)

Saio da última aula com o 6º ano e sou abalroada por três meninos pequeninos (que conheço de vista, mas não são meus alunos):
Professora, professora!!!!
Como é que a gente trabalha com o scratch? É que acho que já descarregámos!
Vocês são…. os alunos da professora P.? (Eles conhecem-me de vista pois, no âmbito do mestrado, fui a todas as turmas do 5º aplicar um questionário e tive ocasião de estar uma hora com cada turma.)
Sim!
Ah!!!!! Isso é que é entusiasmo! Os meus meninos do 6º um dia destes vão à vossa aula! Olhem… quando descarregaram, apareceu um gatinho no ambiente de trabalho?
Hummmm não sei….
É que tem de aparecer! Depois clica-se e abre-se o programa!
Oh!!! Um virou-se para os outros…Deve ser aquela coisa em que aparecem as três coisas ao alto!
Isso mesmo! Então já sabem entrar… Agora, se quiserem ir começando, à esquerda têm as instruções, no meio a panelinha onde cozinham os programas e à direita o resultado do que vão fazendo…
Sorrisos…
Então vá… vão experimentando e depois terão ajuda dos meus alunos do 6º ano!


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,686 hits
Abril 2008
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


