Desfiando fios…

Ontem…

Professora, professora!
Uma amiga sua veio ao meu blogue fazer um comentário e dizia bem do blogue e de eu gostar de escrever e para eu corrigir os erros como a professora também me diz e eu ainda fiquei com mais vontade de escrever mais ainda e muito melhor ai fiquei tão contente! Professora, ontem já fiz como disse, estou a começar a escrever primeiro no word para o corrector me ajudar e só depois copiar para o blogue!
Sem respirar pelo meio… como eu faço. Apanham-me todos os tiques. Não sei se este modelo agitado que ofereço de alegria pela vida e entusiasmo acelerado será dos melhores… mas pronto… é o que é e eles que aproveitem de mim o que quiserem! Ai Emília! Esse teu Amor que se estende dos teus para tantos outros meninos. Essa tua missão de vida… esse teu exemplo… Só posso agradecer-te o bem que lhes fazes…
Imagino os professores da turma com um bocadinho mais de tempo para poderem ir aos blogues destes meninos e oferecer-lhes um bocadinho mais de feedback, tão (comprovadamente) importante nestes processos de crescimento. Eu tento ir aos blogues, projectos scratch, estar em cima do acontecimento, mas é tão difícil acompanhar tudo, ser para eles tudo aquilo de que precisavam para avançar mais rapidamente…
Para quando uma escola mais humanizada? A possibilidade de um atendimento mais individualizado? Estas crianças são outras. Não somos nós com a idade delas. Vivem num mundo que os acelera em certas direcções e lhes deixa tantas falhas de preparação pelo caminho noutras fundamentais.

A minha Bia,muito feliz, respondeu à Emília dizendo que ia “imendar” os erros……..

Tal como com o meu Kiko das borboletas (ai Kiko, o que tens crescido na tua escrita! Quem te lia e quem te lê…), fica claro que o blogue será um instrumento fundamental para a fazer avançar no domínio da língua materna… e já começámos a tratar disso hoje em Estudo Acompanhado que partilho com a professora de Língua Portuguesa (também apaixonada por tecnologias ao serviço de algo com sentido). Apenas um computador velho e um projector, para além do computador pessoal dela (já sabem das misérias… e, mesmo assim, para ter isso foi preciso desalojar outra turma daqui para o nosso barracão do jardim sem ‘net wireless e sem nada).

Emilia Miranda disse… Olá Gabia!Mas que contente que eu fiquei ao ver e ler como gostas de escrever. Sabes uma coisa? Eu conheço a tua professora de Matemática e vou dizer-te um segredo. Não contes a ninguém pois é um segredo: “Se todos os meninos e meninas tivessem professores de matemática com a tua professora, TODOS e TODAS gostariam muito dessa disciplina e de algumas outras, como por exemplo, língua portuguesa!”Eu também sei que a tua professora te dirá que te esqueceste de colocar alguns acentos em certas palavras e que trocaste a grafia de algumas. Claro que irás corrigir todas essas falhitas, não é verdade?Um abraço,Emília
7 de Abril de 2008 10:54
Gabia disse… Obrigado! E é certo que vou imendar
15 de Abril de 2008 9:58
3za disse… Bia!!!!! EMENDAR!!! Ai ai!🙂 Eu sei que vais corrigir tudinho…. Beijinhos
17 de Abril de 2008 1:12

Missão de ontem nessa aula?
Reflectir sobre a escrita, aproveitando os blogues. Analisámos alguns textos (a turma lê e identifica erros, falhas, oferece sugestões), fizeram-se algumas correcções, a pedido de muitos mostrou-se como inserir links na coluna lateral e no blogue do Manuel iniciou-se já o esboço de uma coluna chamada recursos Scratch… Ele queria muito… também se corrigiram alguns erros. Eles estão ávidos e temos de contagiar os que vão mais devagarinho.
Estudo Acompanhado? Sim. Alguém estuda eficazmente se não aprender a decifrar textos? Se não aprender a fazer uma síntese e a escrevê-la sem erros? Alguém avança no seu crescimento pessoal sem reflectir sobre as suas dificuldades? Sem estabelecer planos e estratégias para as ultrapassar? Sem aprender a utilizar recursos tecnológicos que possam ser úteis na busca de informação nova ou na partilha das nossas reflexões sobre o mundo? Pois…

Já hoje, depois de uma ronda… dei com esta entrada do Manuel feita ontem à tarde:

Professor dos professores
Hontem mais uma vez fui ensinar professores a trabalharem com o scratch, o professor que me calhou era muito curioso e perguntava tudo e mais alguma coisa, tantas coisas que ele perguntou que algumas nem eu sabia mas desenrascava-me.O meu aluno perguntava como se metia a personagem a falar, como se faziam contas, como se arredondavam números, como se punha a personagem a andar…No fim da aula nós os alunos professores durante aqueles 45 minutos, ajudá-mos a s’tora a arrumar a sala e no fim estivémos a contar como tinha sido e o que tinhamos ensinado, no fim ensinei a fazer o referencial cartesiano e ainda aprendi a trabalhar com o «excel».Foi assim a aula que démos ontem.

Deixei comentário com correcções…

… no blogue Manuel e no da Bia:

Sem título

3za disse…
Ai Bia!!!!!!! Oiçam!!!!!!!!!!!! e não “oição” … Escreve sempre no word para evitar estes erros!!!!! Beijinhos
17 de Abril de 2008 1:10
3za disse…
Ai! Na coluna lateral “As minhas músicas parferidas” tem um erro! PREFERIDAS e não como escreveste. Beijinhos.
17 de Abril de 2008 1:30

Desabafo: transformados em funcionários que fomos… alguém acredita que estes problemas graves com a língua, os problemas com a matemática, se vão resolver melhor daqui para a frente com professores exauridos de correr de tarefinha em tarefinha na escola, gastando nela horas estéreis só para que se poupem uns tostões e o ATL esteja de serviço muitas horas?


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Abril 2008
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


%d bloggers like this: