Caminhos de amar…

Ontem à noite, depois das 21, a Inês – 5º ano – descobriu-me no gmail:

Inês: tenho um novo projecto na galeria
me: Boa! Vou ver! Beijinhos
Inês: não é muito giro penço eu gostou ?
me: Eu depois digo! Todos têm valor… depende do objectivo! Espera…
Inês: ok
me: Ainda não vi!
Inês: não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????????????????????????????????????????
me: espera!
Inês: ok
me: qual é o teu nome na galeria? nici?
Inês: sim o nome é kitty do projecto
me: Está engraçado… tem bastantes erros que corrigimos amanhã em EA, está bem? Como já sabes bem trabalhar a interactividade das teclas, podíamos tentar fazer algo semelhante, mas com conteúdos de Ciências… ou Matemática… queres experimentar?
Inês: sim claro ja estou em pulgas por amanha
me: Olha, vou ter de ir embora. Beijocas grandes! Pensa no assunto…
Inês: ok durma bem
me: tu também! Bons sonhos!
Inês: igualmente
me:🙂


Hoje em Estudo Acompanhado, o prometido foi devido…
Sentadinhas em frente a um dos dois computadores da sala, a Inês apontou no caderninho os erros para mais tarde corrigir. Também falámos sobre a possibilidade de reproduzir um projecto semelhante mas com temas das disciplinas… estou a ter aqui uma ideia! Sim? Então força! E não te esqueças de corrigir os erros!


Saio da escola. Um aluno que não conheço cumprimenta-me olhando-me nos olhos, como se fôssemos velhos conhecidos. Pensei: deve ser um dos alunos de quinto, já que andei no início do ano a fazer inquéritos a todas as turmas… Mas a caminho do carro ainda consegui ouvir quando se virou para o colega do lado e disse qualquer coisa como: esta é a professora do scratch…
Deve ser, portanto, aluno da turma B à qual os meus meninos têm feito formação… A palavra vai-se espalhando.

Os trabalhos de estatística continuam a chegar. Muito surpreendidos com o facto de hoje apontar os erros e omissões dos já recebidos, recordando os conteúdos que deveriam constar no trabalho e nem sempre lá estão. Mais surpreendidos, ainda, quando pergunto se querem melhorá-los, completando-os, para que a avaliação não penalize a ausência de certos elementos que foram solicitados. Podemos? Claro… a ideia é aprenderem o mais possível com a realização deste trabalho. Não é aplicar um carimbo-nota e já está, não mexe mais. Poderão existir alguns que se contentem com o que está feito, mas quem quiser melhorar… diz! (vários dedos no ar… diria que… muitos).
Mensagem captada.


A Mia tinha mais uns erros nas últimas entradas do blogue. Sentadinhas à frente de um dos dois computadores da sala, também estivemos em correcções virtuais: a Mia lia… tentava identificar o erro e propor soluções para o corrigir… Prometeu que depois corrigia em casa e disse: também vou lá pôr que estive aqui com a professora a corrigir erros no blogue (e regressou ao grupo das amigas: preparam entusiasmadas uma conferênca a apresentar na turma sobre a Água – conceitos, problemas, procedimentos para tratamento da água imprópria para consumo). Aula com trabalho diferenciado. Alguns alunos trabalhavam em Língua Portuguesa – estudo autónomo mas com orientação.

Maribe e FCA, com ajuda do Dani programam um projecto secreto que não querem que eu veja… pediram-me uma foto… e de vez em quando descaem-se (começaram este trabalho no scratch time)… parece ser uma história do nosso trabalho com o scratch desde o início do ano (oh professora, começámos quando a trabalhar?)

Estava eu aqui a escrever e… “clonc” o som típico do gmail a “meter conversa comigo”. Novamente a Inês… Interrompi aqui a escrita e lá fui eu.Tenho autorização para divulgar os diálogos… Dizem mais do que muitas palavras. E eu que a conheço… estou muito, mas mesmo muito contente com este “salto” no terceiro período. É preciso persistir… Acreditar…

Inês: pode ir ver o meu blog? tive a remodelalo
me: estive a remodelá-lo (atenção aos erros!)
Inês: ha!!!!!!!!!desculpe gosta ???não gosta??? esta intereçante?gosta
me:🙂 Já estou a ver! Uau! Isso é que foi avançar! Parabéns… agora temos mais uns erros para corrigir…🙂 E chamas a atenção para um problema bem grave! Assim é que é! Um blogue rico e cheio de conteúdo! Continua assim!
Inês: ok mas ainda bem que gostou e estou agora a corrigir o projecto da kitty e logo a seguir vou fazer o da ciencias
me: Beem!!! Estou a gostar desta tua renovada energia! Força! Depois dá-me notícias! Sim?
Inês: agora veio-me o interece do scratch e do blog
me: Agora vou acabar a entrada no meu blogue, que era o que eu estava a fazer. Olha… vou usar as nossas conversas… e falar da aula de hoje. Dás-me autorização? (e é INTERESSE com dois SS)
Inês: é sempre a trabalhar e estive até agora a estudar matemática e estatistica para o teste
esta bem pode por as nossas converssas
me: Vais ver como vais avançar depressa! Às vezes um sacrificiozinho compensa depois pela alegria das conquistas… Mas não te deites tarde! Descansa! Muitos beijinhos
Inês: eu sei estou a fazer um besfoço mas sempre compença
me: compensa com S
Inês: esforço desculpe-me
me: não peças desculpa… Corrijo para ires evoluindo na escrita!
Inês: e até estou a gostar de estudar É DIVERTIDO!!!!!!!
me: Fico mesmo contente! Boa noite! Força aí nas aventuras do blogue e do scratch! Beijinhos
Inês: OBRIGADO E IGUALMENTE
BEIJO~INHOS
me: Bjocas🙂
Inês: ja sei muitas…….coisas sobre a estatistica desce graficos de barras a niveis mais e mais a frente
me: Boa! Vá! Agora vou acabar eu o meu trabalho! Beijinhos

Excerto do blogue:

Quarta-feira, 30 de Abril de 2008

Hoje tive com a minha professora, em estudo acompanhado, a corrigir os erros, do projecto que fiz.Esse tal projecto, a professora disse-me para não o fazer com a kitty, como o fiz, para-o fazer com as matérias de matemática , de ciencias ou outra disciplina qualquer, e eu ja tenho uma ideia para o fazer…Mas é surpresa…A professora deu-me montes de ideias para fazer.

e, passado um bocadinho (hoje nunca mais acabo esta entrada na teia…

Inês: Já corrigi o projecto
me: Vou ver… Bjinhos
me: parabéns! Tudo certinho! Vês… Agora vai lá pensar nas ideias para Ciências e Matemática!
Inês: obrigado pela ajuda
me: Não é preciso agradeceres, sabe bem ajudar quando vocês estão interessados e empenhados a trabalhar. É quando aprendem mais com as ajudas! Bjs

Não posso baixar os braços. A vida tem de ser agarrada de abraço em abraço.
Mesmo em dias tristes, a tristeza deve ser usada sempre como motor para sermos mais, sermos melhores…
Sim? (pergunto-me para me dar alento)
Sim… (respondo-me reconfortando-me)


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Abril 2008
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


%d bloggers like this: