Fértil, bom, intenso…

 Isto é só um vislumbrezinho (sobretudo para a minha memória futura) da intensidade matemática das nossas últimas aulas com o scratch. Nem todos terão paciência para escutar as minhas princesas e o os meus príncipes, mas eu preciso e vou desenvolvendo competências profissionais, entre as quais se incluem as capacidades de improviso e reacção na hora às situações que vão surgindo. Estou de alma aberta. Não observo nem actuo de mente fechada.

Hoje, novamente de volta das fracções (sem ainda sequer ter conseguido fazer uma sistematização na aula sem computador), deram-se saltos inesperados. A partir da minha sugestão de fatias de pizza a caminhar para dentro da barriga das personagens, foi introduzido em dois grupos o comando “mude o tamanho para x%” (precisavam de reduzir o tamanho das fatias para que coubessem em algumas barriguinhas de diferentes tipos… o que gerou alguma reflexão antecipada sobre a questão da percentagem associada às fracções. Muito ao de leve, mas um início, sim… Nem eu sabia no que isto daria quando tive essa ideia numa aula de animar fatias de pizza…
Continuou também a avançar-se nas questões de leitura e representação e o apetite vai crescendo de tal ordem, a necessidade parece ser já tanta, que antecipo a animação que será a nossa primeira aula mais formal sobre fracções, para a semana.

Fico por aqui.
Tenho questionários urgentes para preparar e pouco tempo para o fazer.
(Acabar de corrigir alguns testes de 6º, também… umas leituras adiadas, por conta de excesso de funções, também me faziam falta agora…)

Alguns conjuntos de vídeos ( ver AQUI) são sequenciais, com alguns minutos de intervalo no real, enquanto eles procuram soluções ou fazem correcções.

2 Responses to “Fértil, bom, intenso…”


  1. 1 Verônica Carvalho Junho 7, 2008 às 8:08 pm

    Oi!
    Muito interessante teu blog!!!!!!
    Passarei sempre por aqui!
    Um abraço além mar ,….. hehehe …. de uma brasileira!
    Verônica

  2. 2 3za Junho 8, 2008 às 7:08 am

    Olá Verônica!

    Tão bom tocar corações além-mar…
    É uma das razões pelas quais sou fã das tecnologias…
    Volta sempre! Esta é também a tua casa!
    Obrigada pela visita e pelo carinho das palavras.

    Abraço grande
    T


Comments are currently closed.



RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,607 hits
Junho 2008
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias


