Coisas importantes, coisas doces… e as coisas do costume

O meu Pimentinha só descobriu mesmo o Scratch agora, mais pertinho do final do ano. Dois projectos cuidadosos, em que se empenhou porque desejou. Hoje foi tão bom acompanhar o desenvolvimento deste seu segundo trabalho do terceiro Período… Dar tempo… Penso que conseguimos finalmente encontrar um caminho próprio… muito seu.
Vídeo AQUI

O Scratch nunca lhes foi imposto, nunca foi objecto de chantagem… Tive, felizmente, a experiência do meu Demolidor e até do meu Maribe que me arrancaram cincos a Matemática o ano inteirinho praticamente sem projectos Scratch individuais (foi importante acontecer, porque eu não queria criar uma cultura, nem um entusiasmo forçados baseados em avaliações que levassem em conta a “quantidade de programação Scratch” ou a “quantidade de sorrisos amarelitos mostrados em jeito de ‘ah isto é tão giro!’ para ver se a professora fica contente que nós até gostamos dela…”).
Penso que consegui ter a paciência necessária. A não desistir da mediação, do estímulo, de procurar a ideia mais ajustada e que despertasse alguma emoção, aguardar o tempo de amadurecer para os mais renitentes…
Vejo-os agora aos três a trabalhar com sorrisos genuínos. Assim me parece lê-los. E tem sido importante a possibilidade de trabalharem sozinhos por algum tempo.E depois há a família…
Pelo menos quatro ou cinco relatos de primos, irmãos a programar. Todos mais novinhos… levados pelas mãos dos manos mais velhos para actividades com o Scratch.
É bom vê-los a espalhar a palavra… só a espalham se o prazer for genuíno, parece-me um bom indício. Se o trabalho tiver significado e valer a pena então partilham. Será?
Hoje a Sara mostrou-me a galeria do irmão (será que um dia me vem parar às mãos?…) e pediu ajuda para o ensinar a fazer amigos… já não se lembrava como fazer.

E, claro, a ‘net. Não adivinham?
A primeira hora sem sombra dela o que, mais uma vez comprometeu trabalhos e gerou instabilidade e mudança de planos em alguns grupos que precisavam de ir ao correio electrónico, ou à sua galeria, descarregar as versões de trabalho dos projectos em mãos…
Só teremos mais um Scratch time… e o balanço dos problemas com a internet apresenta um saldo realmente negativo no balanço de aulas e actividades não curriculares…

 

Não fosse a persistência e a energia destes meninos… a sua resistência à desilusão…

E, sim, a vida por aqui continua em turbilhão…
Menos tempo para tudo…
cada vez menos…
menos…
nos
s


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,649 hits
Junho 2008
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias


%d bloggers like this: