How people learn…

 

É, no momento, entre muitas outras, uma das leituras que me embala. Mais como revisão (consta há muito na lista de ligações).

.

Neste livro ficam claras muitas das razões da investigação que, por um lado reforçam a minha confiança para continuar no caminho de aprendizagem que tenho feito por minha conta e com os meus alunos e, por outro, que sustentam todas as críticas que são feitas às mudanças sem nexo que agravarão nos próximos anos os resultados e o sucesso na formação dos cidadãos (não falo de sucesso escolar fabricado com números – a realidade grita mais alto).

.Quando se aceita gerir os desígnios educativos de um país, seria boa ideia pelo menos ler algumas obras de referência. Este recurso está disponível online AQUI gratuitamente (embora eu tenha optado pelo livro… acho que percebem porquê) e é um bom sítio para começar. Não é, claro, um bom recurso apenas para governantes, ou investigadores…

Os professores deveriam ter tempo para estas leituras, pais interessados deveriam esclarecer-se, políticos interessados também, pessoas que falam do que não sabem, pessoas que escrevem obras superficiais populistas e apressadas, confundindo conceitos, deveriam lê-lo (e, já agora, às obras originais… os clássicos, também) e poderiam começar por lê-lo todos os que verdadeiramente se preocupem com o futuro do país.
.
Acabei de saber que, mais uma vez, a população inclui professores, carteiros e bombeiros (e, ainda, médicos e polícias) nas profissões que lhes oferecem mais confiança. Não posso deixar de pensar por que razão quem está lá por cima não escuta os nossos argumentos… e, sobretudo, os argumentos de quem há tantos anos se dedica ao estudo das questões do ensino e da aprendizagem…
.
Veio-me de repente à lembrança um cartoon que era uma referência no curso de Geologia… Dois engenheiros olhavam para a Torre de Pisa inclinada e um deles dizia: … pelo menos poupámos dinheiro por não ter contratado um geólogo!
.
Commission on Behavioral and Social Sciences and Education (CBASSE)

.


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,686 hits
Agosto 2008
M T W T F S S
« Jul   Set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


