Experiências e ideias com o Scratch

No Clube

(Onde estamos a experimentar a integração de um tempo de APA de Inglês nas actividades Scratch do Clube Scratch time – com a professora do aluno, que por acaso é também a DT dos alunos que estão lá a essa hora – não são meus alunos – e que por acaso é a Teresinha da nossa Península… não é por acaso, portanto… somos dadas a experiências e aventuras tecnológicas… Está a ser interessante… e vamos enriquecendo as ideias à medida que caminhamos…
Onde o meu conguito avança no seu complexo projecto persistentemente… hoje fez-me perguntas sobre o x e o y, porque queria resolver um problema e optimizar soluções de programação e dei com ele desenhando um referencial numa folha de papel… estivemos a ver como fazer… acho que para a semana tenho um referencial desenhado e o plano do trabalho a tornar-se real por escrito… algo que nunca me ocorreu que pudesse acontecer… observo os seus gestos, mantenho a motivação alta com diálogos em que procuro desafiar e valorizar as conquistas feitas com argumentos sérios e sem “palminhas” nem “palmadinhas”. Respeito demais os miúdos para lhes fazer isso. A exigência é o melhor gesto de carinho.)

Com uma criança asperger
(A minha colega da equipa de educação especial que trabalhou comigo e com o meu menino autista no ano passado, em sala de aula, e continua a trabalhar de forma mais personalizada, está também a utilizar o Scratch por sua iniciativa no trabalho que faz individualmente com um menino asperger de outra turma e contou-me das mudanças verificadas na criança depois do trabalho que está a desenvolver com ele, dos progressos imensos – ultrapassa rapidamente os conhecimentos da professora que teve de me colocar umas questões para o poder acompanhar – dos sorrisos que não existiam antes, da conversa recorrente sobre o trabalho, da forma como vai desenvolvendo estratégias e a autonomia, à medida que o trabalho avança. Para que se avance também na socialização, já criámos a oportunidade de virem ambos frequentar semanalmente uma das sessões do Clube para o integrar nas actividades com meninos que não conhece e aprender com eles “novos truques”. Fiquei contente por saber… e onde cabem vinte… cabe sempre mais um! Na falta de PCs a professora vai trazer o dela.)

Com uma técnica – psicóloga da APPACDM
(Que está este ano a desenvolver trabalho com o nosso menino autista, ao abrigo de um protocolo que criámos… estará connosco de vez em quando à sexta no Clube – que o Mig frequenta, no âmbito do seu PEI – para aprender e poder um dia trabalhar com outros meninos da APPACDM de Setúbal para além do Mig… Gosto tanto de ver as sementinhas a percorrer mundo…)

Qualquer dia com uma colega minha de Ciências Naturais – terceiro ciclo
(Que vai estar no Clube em alguns dias porque deseja aprender a mexer na ferramenta e perceber o seu potencial… Será muito bem vinda!)

É o que acontece quando liberto a mente de questões como as do modelo de avaliação que nos suga a alma, o juízo e o tempo que já não existe. Agora sobra um bocadito mais para as partilhas de que tanto gosto e para que possamos aprofundar as potencialidades e versatilidade desta ferramenta em contextos diferenciados, por mãos diversas, com diferentes públicos, a bem da educação de TODAS as crianças, independentemente das suas características. É preciso tempo para os educadores crescerem no processo de domínio e utilização de algo tão novo como o Scratch… Eu própria me sinto ainda muito muito no início…

Isto e mais uma “coisa que é segredo e está quase a acontecer” fazem-me sentir que os ganhos podem ser significativos e assim não pensar tanto nas perdas como há uns dias quando a melancolia apertou o peito mais do que a conta… Ou por outra, pensar nelas como um estímulo para lutar sempre por mais e melhor qualidade de tempo e recursos e pela valorização da importância da Educação e da Escola.

É preciso muito mais, sei. Mas é bom ir saboreando as pequenas conquistas.


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,649 hits
Novembro 2008
M T W T F S S
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias


%d bloggers like this: