Das aulas aos projectos…

Estou assim a trabalhar uma matéria com eles e dá-me uma coisa a meio… uma ideia… não resisto… interrompo o fio…
Meninos! Estou aqui a ter umas ideias tão engraçadas para projectos em Scratch!
Lá está a professora… Diga! Diga!
E eu digo… e o quadro transforma-se, reescreve-se com bonecos, ideias, sugestões… E depois lá continuamos… E depois interrompo outra vez…
.

Não tenho nunca aulas de Matemática com esta turma com muitos computadores à mão (nem hipótese sequer). No ano que passou estavam habituados a isso. Este ano não é possível… o choketek demora a chegar aqui à nossa escolita… (nem os alunos têm ainda sequer os famosos computadores tão prometidos e anunciados, Magalhães e outros… nada de nada… que não se sabe… que ainda não e tal…).

Assim, sobra-me a possibilidade de deixar pistas e sementes e ideias e apetites e vontadinhas e curiosidades e desejos e… para depois irem até ao clube (45 minutos, às vezes 90 por semana) explorar as pistas com a sua própria criatividade, inovando a partir das sugestões. Alguns só podem trabalhar no clube. Uns começam no clube e acabam em casa e depois corrigem no clube os erros. Alguns entusiasmam-se tanto que vão para casa e começam lá os seus projectos que continuam no clube… Outros começam em casa e publicam logo, mesmo com erros… que corrigimos no clube…
Foi assim que nasceram muitos projectos nesta turma e na outra, em torno das fracções, que podem ser vistos no
blogue do Clube Scratch time… e foi assim que surgiu a história e o projecto da Buterfly (a Sara da conversa na entrada anterior) – uma scratcher que está agora a começar a florir…
Chegou-me na terça feliz dizendo que tinha feito um projecto no feriado… e que tinha um papel cheio das contas que teve de fazer para o projecto… (deu-me o papel)…


Nesse dia fez o teste. O tal em que passou de negativa para Bom… E hoje contou-me melhor a história sobre o que havia acontecido em casa e o orgulho do Pai ao ver o projecto nascido das mãos da sua filhota (no feriado perguntava também por que razão estava ela a falar em voz alta no quarto – processo de gravação das “falas” das fracções… )

Na entrada de hoje do blogue do clube deixei mais alguns projectos interessantíssimos nascidos assim, dos desafios feitos nas aulas. Não resisto a deixar aqui dois deles, o da Sara – Buterfly (com um t, porque foi assim que quis) e o da fAlipa, por não terem sido, no ano que passou, das scratchers mais entusiasmadas, mas que têm crescido imenso nos últimos tempos.

Buterfly – Fracções 1 (está a pensar desenvolver o jogo criando vários níveis de dificuldade…)

Scratch Project

Falipa – Fracções de Inverno


Scratch Project
……………………………………………
Na entrada anterior, a minha Pipoca, Cisnedourado, que hoje ficou doentinha (faltando à aula e ao Clube), deixou comentário para eu ir espreitar um projecto em que anda há dias a trabalhar (enorme complexidade) e que publicou (ainda com erros). Gastei algum tempo a fazer download e a corrigir só os erros ortográficos para reenviar (para o resto dos “bugs” será ela a procurar solução… e ainda estou sem fala depois de ver o trabalho que publicou. Já no ano passado se percebia o potencial… a evolução é magnífica… eu perco-me completamente dentro destes projectos deles… façam download e percebem o que digo – têm de instalar primeiro o Scratch).
Eu própria tenho feito bons progressos na minha capacidade de programar com o Scratch apenas por ir acompanhando os projectos deles…
.
Agora… jantar?
Dia (muito) loooongo.
.


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Dezembro 2008
M T W T F S S
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias


%d bloggers like this: