Ele regressou…

Cheguei a temer que não. Que se interromperia o caminho que começámos juntos.

A tensão em que esteve, a suspensão de dez dias antes das férias do Natal e depois o tempo de Natal afastaram-no de mim e do Clube por quase um mês. Ao regressar em Janeiro, mal o vi no pátio fui ter com ele e perguntei: conto contigo na quinta? Claro s’tora!

E veio. Continua a regressar. Na última sessão as conversas andaram em torno da Matemática, mas as falhas no equipamento não permitiram captar tudo, nem a coisa mais engraçada que disse nesse dia. Vão reparar na sequência da nossa conversa (partes 1 e 2, interrompidas pela falha do carregador)… referencial cartesiano… números negativos… operações. Ele está no 5º ano há três anos e tem 14 anos… Depois de ter finalmente experimentado y=3 e ter resultado (já não captei em vídeo)… e lhe ter mostrado novamente o referencial cartesiano, a luz chegou e percebeu a lógica dos números inscritos nele. Eu só lhe dizia: não sei o que é que estás à espera de despachar o quinto ano… Estás a ir às aulas? A chegar a horas? Tu até já andas aqui às voltas com a matemática do 7º ano! Esquecido de algo que já lhe dissera antes (e que vocês escutam no vídeo, a propósito do 7º ano), perdido no entusiasmo de encontrar solução para os problemas, olhou para mim admirado e perguntou meio incrédulo: isto é matemática?

Com esta pergunta do meu menino grande, que não pertence às minhas turmas, mas bem podia pertencer, tive a clara consciência de que pouco me importam as estatísticas e os estudos. Se esta ferramenta salvar uma criança que seja do mundo escuro do nada, já cumpriu a sua missão e provou ser útil. Muito mais útil que os formulários que nos obrigam a preencher sobre estas crianças gastando o tempo necessário para o mais importante: estar com eles, conversar com eles, desafiá-los e apoiá-los quando querem e precisam.


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,686 hits
Janeiro 2009
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias


