Simplicidade…

Seria difícil alguém falar com maior simplicidade, sobre as origens e razões do Scratch, do que o Fausto da PT Inovação, responsável pela criação do portal português e aplicação própria na nossa língua. Percebe-se nesta história a alma de professor que ali mora e não foi por acaso que, ao dar com estas teias, percebeu a enorme importância de tudo isto e a necessidade de ajudar a criar um ninho, um porto de abrigo para os mais pequenos se iniciarem no Scratch de forma ainda mais simples: podendo discutir e partilhar facilmente as conquistas feitas e aprender mais e mais depressa, construindo solidamente as asas que os levarão um dia, se desejarem, a outras aventuras. Deixo aqui um bocadinho dessa história:

(…) Durante o jantar da passada 5ª feira tive o privilégio de poder ouvir da boca do próprio Mitch Resnick como nasceu o Scratch e porque é que ele surgiu e divergiu do Etoys, a partir de diferentes pontos de vista entre ele e o seu amigo Alan Kay (de quem já aqui falei). Independentemente de todos os outros aspectos cruciais, da partilha, da reutilização, das competências sociais, fiquei deliciado por compreender que o leitmotif do aparecimento do Scratch foi exactamente essa busca da simplicidade, o apelo à utilização intuitiva, a procura de uma óptima “primeira impressão”. Numa óptica de primeira experiência de aprendizagem, o Scratch distingue-se do Etoys, do Alice e de outros ambientes na mesma linha precisamente por ser simples, por levantar menos obstáculos à compreensão, por remover complexidade e deixar o jovem aspirante a criador de animações, jogos, histórias e conteúdo completamente confiante e à vontade.
É uma pena
Einstein não ser chinês, porque agora vinha mesmo a calhar citar a sua máxima “tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso“…


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,649 hits
Janeiro 2009
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias


%d bloggers like this: