Aprendizagem e prática social: Contributos para a construção de ferramentas de análise da aprendizagem matemática escolar

Organizar (e partilhar) alguns recursos (para mais tarde regressar…)


Aprendizagem e prática social
Contributos para a construção de ferramentas de
análise da aprendizagem matemática escolar

João Filipe Lacerda Matos
Centro de Investigação em Educação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Este artigo organiza e discute as ideias chave de uma perspectiva situada da aprendizagem a partir da visão de Lave e Wenger (1991) procurando centrar-se na discussão (e com o objectivo de expandir a sua utilização) da noção de comunidade de prática e a sua utilização na análise da prática escolar em matemática. Esta discussão é auxiliada pelo seu uso na análise de extractos da actividade de alunos. Finalmente é feito um balanço das potencialidades desta perspectiva e traçadas algumas pistas do caminho a percorrer na busca de um esquema de análise nesta linha.

 

AQUI

(30 páginas)


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,649 hits
Fevereiro 2009
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Categorias


%d bloggers like this: