Scratch: Aveiro em Azeitão – partilhar experiências

No âmbito do Projecto Scratch’Ando com o Sapo que a Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte – DeCA , unidade curricular de Projecto está a desenvolver com o apoio do lab sapo ua e a PTSapo, hoje a Conceição Lopes (professora na Universidade de Aveiro) veio com alguns alunos (4 alunos do 1º ciclo de Estudos em Novas Tecnologias da Comunicação e 1 aluno da pós-graduação em design -> UA – DeCA ) fizeram-nos uma visita que se iniciou com a turma dos pioneiros (GT Scratch) e prosseguiu no Clube Scratch time com os pioneiros e mais alguns alunos do Clube.




O Joaquim, O Mário, a Salomé, a Raquel e a Daniela foram adoptados por vários grupos de alunos e de pergunta em pergunta ficaram a conhecer melhor os usos que temos dado ao Scratch e a relação dos alunos com a ferramenta e o trabalho.

(Ah! Início de Carnaval… não é por acaso que a assistência foi prestada por duas enfermeiras e uma odalisca, chegadas do concurso de máscaras.)

A Conceição foi sobretudo adoptada pelo M., que a guiou numa viagem especial.



Também aproveitámos para um momento colectivo onde falei um bocadinho da experiência, do caminho percorrido até aqui, motivada pelas estimulantes perguntas que foram fazendo em busca de pistas para conhecer melhor personagens e enredo desta história que começámos há um pouco mais de um ano.

O tempo passou depressa… e estão agendados regressos para este grupo de finalistas.
Saldo?
Uma experiência especial e diferente que queremos ver continuada. Laços preciosos que nos levarão a todos mais longe no conhecimento e no desejo de fazer mais e melhor pelos alunos e pela educação.

Uma palavra para dizer que conheci a Conceição Lopes no encontro de apresentação do Scratch Sapo e… a afinidade mútua foi instantânea. Acasos cheios de sentido que depois definem rumos. Há aqui (mais) estradas para fazer… aguardem!🙂

(Farei depois uma adenda com algumas imagens captadas pela Conceição)

Esta troca de mimos entre Aveiro e Azeitão irá prosseguir com a visita de 5 professores da Rede de Escolas que está envolvida no projecto e, depois, com a comemoração do Scratch day que… me levará a mim (Azeitão) a Aveiro (iniciativa em preparação).

9 Responses to “Scratch: Aveiro em Azeitão – partilhar experiências”


  1. 1 Luís Pedro Fevereiro 21, 2009 às 11:31 am

    Que bom ver que está tudo a correr tão bem🙂
    Apesar de estar um pouco afastado do projecto – contingências da vida, outras “coisas” a que tenho de prestar atenção – assisti ao seu “nascimento” e fico muito contente por estes desenvolvimentos.

    Tudo de bom!

  2. 2 3za Fevereiro 21, 2009 às 6:33 pm

    🙂 Fios cruzados na realidade que começaram virtualmente na SecondUA. Curiosos estes tempos…

  3. 3 Carlos Santos Fevereiro 21, 2009 às 9:55 pm

    Olá Teresa.

    Obrigado pelo teu apoio a esta iniciativa. Em breve espero ter uma reportagem no blog deste projecto que vamos criar na comunidade do labs.sapo/ua.

  4. 4 3za Fevereiro 22, 2009 às 1:18 pm

    Olá!

    De nada! Obrigada eu por me envolverem da forma possível. Como deves imaginar… é um prazer poder partilhgar convosco estes scratch moments. Só assim faz sentido para levar a experiência mais longe e trabalhar as questões em múltiplas perspectivas. Avisa depois quando criares o blogue e fizeres a reportagem para eu divulgar!🙂

  5. 5 3za Fevereiro 22, 2009 às 1:19 pm

    … partilhar… sem g…

  6. 6 mteixeira Março 28, 2009 às 11:54 pm

    Olá!🙂
    Consegui encontrar o seu blog graças ao comentário no nosso (http://labs.sapo.pt/ua/scratchando/).
    Já passou algum tempo mas gostaria de referir que foi uma experiência fantástica. Quero agradecer às meninas “enfermeiras” que me ajudaram a conhecer o Scratch na mesma perspectiva dos “nossos meninos scratchianos”.
    Muito obrigado por tudo🙂

    Bom fim de semana,
    Cumprimentos,
    Mário Teixeira

  7. 7 3za Março 29, 2009 às 6:54 am

    🙂 Foi um prazer! Continuação de excelente trabalho!
    Abraço

  8. 8 kikagirl24 Maio 27, 2009 às 4:39 pm

    que giro


  1. 1 scratch’ando com o SAPO « muito mais… Trackback em Fevereiro 26, 2009 às 10:18 pm
Comments are currently closed.



RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,620 hits
Fevereiro 2009
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Categorias


%d bloggers like this: