Scratch… tanto mar… tanto mar… (língua portuguesa)

Depois da abertura do portal Scratch SAPO em língua portuguesa… aconteceu o Guilhermeo trabalho com os seus alunos no Brasil.
Contactou-me e ao ffred… (PT ffred)
Trocamos informações regularmente, partilhamos ideias.

Este fim-de-semana enviou-nos a informação de que havia saído um texto na página do Governo do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado da Educação sobre o trabalho excelente que têm vindo a desenvolver.

Parabéns, Guilherme!

Aqui fica a ligação e o texto:

Estudantes produzem jogos educativos
Por Fatima Rocha

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis, município serrano do estado do Rio de Janeiro, resolveram tornar o aprendizado ainda mais atraente para colegas de várias idades criando jogos virtuais, objetos de aprendizagem e animações para serem utilizados como ferramenta de ensino. Junto com o projeto e a necessidade de se organizarem melhor surgiu a ideia de simularem uma pequena empresa, a Fractal Multimídia, que tem a missão de produzir entretenimento aliado à educação.

O orientador tecnológico do grupo, Guilherme Erwin Hartung, que também é professor de Matemática e Física, conta que, inicialmente, pensou em produzir ele mesmo os jogos e disponibilizá-los para os alunos. Foi quando percebeu que os softwares que estava usando – o Scratch do MIT e o Popfly Game Creator, da MS – eram extremamente intuitivos e fáceis de usar. Decidiu, então, dar “um passo a mais” e ensiná-los a trabalhar com os programas.

Com a certeza de que os adolescentes gostam de tecnologia e são fascinados por jogos eletrônicos, ele resolveu canalizar um pouco dessa energia e concentração que o jovem dedica aos chamados games para esse projeto.

– Conclui que meus alunos poderiam criar seus próprios jogos educativos e, já que eles cursam o Ensino Médio, também vi a oportunidade de apresentá-los às novas profissões digitais relacionadas com o mercado desse produto no Brasil.

A estrutura da Fractal se baseia em uma empresa de verdade: no organograma, departamentos de arte, programação, marketing e publicidade, o que permite mais organização no trabalho. Antes da criação dos jogos, os alunos assistiram vídeos com reportagens sobre esse mercado no país, discutiram os temas para o conteúdo dos produtos e organizaram oficinas para aprenderem como usar os softwares.

Atualmente, a empresa tem uma agenda cheia de tarefas – inclusive encomendas de professores da escola – e disponibiliza no seu blog um portfólio com todas as produções do grupo. Além disso, os estudantes estão participando de comunidades virtuais, do Brasil e do exterior, com o objetivo de trocar informações sobre o projeto com estudantes e professores de outros países.

O professor Guilherme explica, ainda, que a origem do nome da empresa se deve ao fato de, numa analogia, as características de um fractal irem ao encontro dos objetivos do grupo.

– Fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes – cada uma das quais semelhante ao objeto original – e também ser gerado por um padrão repetido, ensina. – E as nossas duas ideias principais são a divisão do trabalho colaborativo setorizado e o desejo de que o projeto se repita em várias escolas – conclui.

Quem quiser aprender e se divertir deve acessar o endereço www.fractalmultimidia.blogspot.com. Os jogos abordam disciplinas como física, biologia, matemática, meio ambiente e educação musical. São diversos e rápidos desafios que vão desde descobrir os cinco erros em um colorido cenário até o de calcular a força necessária para levantar um elevador hidráulico.


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