Sorrisos e números e peixes e flores e sorrisos…


Acompanhamento de uma aula de terceiro ano em Setúbal.
Mágico
Pena o tempo ser sempre pouco.
É como se adoptássemos mais meninos para além dos nossos. Neste caso, meninos felizes e muito motivados para a Matemática e para a aprendizagem em geral (nenhum se levantou para o lanche à hora do toque, quando cheguei… continuaram a escrever o texto em mãos e foi difícil tirá-los da sala para descansarem um pouco). A seguir, o entusiasmo com a tarefa Matemática foi contagiante.
Da sua professora diziam-me: a nossa professora vê Matemática em todo o lado!
(Percebeu-se tão bem a relação, a empatia, o entusiasmo da professora e deles em perfeita sintonia. Não nascem pintos sem ovos e sem calor. Não é por acaso o que ali se respira).
Muitas ideias para futura exploração, algumas adaptações do inicialmente previsto e quarta-feira regresso. “Não vens amanhã?” perguntaram eles? Não posso… tenho de dar aula aos meus meninos. Mas quarta já aqui estou! Durante a aula, para me distinguirem da sua professora… chamavam-me professora de Matemática… e chamaram muitas vezes quando perceberam que eu era mais um recurso à mão…
Chegar a casa tarde… ir até à varanda sobre o jardim para respirar.
Passa a Sara (Turbêturma, agora no 8º ano) a caminho da piscina e avisa-me: “Professora! Fiz um projecto Scratch novo! É um aquário!” (não publicava desde Maio de 2008).
Fui espreitar e… adorei.
Duas versões… português e inglês.
Cada semente plantada… cada flor.
Tenho sorte por continuar a vê-las crescer… mesmo de longe.

Scratch Project


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 162,607 hits
Novembro 2009
M T W T F S S
« Out   Dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias


%d bloggers like this: