ttalunos2.jpg

Gosto sobretudo de aprender. De experimentar. De partilhar magias e segredos com meninos “meus” e de muitas outras escolas (onde vou frequentemente). De partilhar com os meus pares (e com quem queira escutar) o que vou descobrindo.
Da educação à
escrita,
à música e à promoção da leitura, da matemática às ciências, dos computadores às flores e aos animais… tudo são bons pretextos para partir em busca de mais uma resposta, de mais um caminho, de mais um poema. É uma teia, sim. A minha. Universo de ligações e de partilha.

É quem, o que e como sou.

 C

Caminho já percorrido:

MARIA TERESA PINHEIRO MARTINHO MARQUES

1. DADOS PESSOAIS – Filha de Eduardo João Cardoso Martinho e de Maria da Pie­dade Neves Pinheiro de Cardoso Martinho. Nasceu em Lisboa (freguesia de São Jorge de Arroios) a 04 de Outubro de 1962.

2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS e PROFISSIONAIS

– Licenciatura em Geologia, Ramo de Formação Educacional (com Estágio Peda­gógico integrado em Matemática e Ciências da Natureza – 2.º Ciclo), pela Facul­dade de Ciências da Universidade de Lisboa, concluída com a média final de 17 valores, em Junho de 1985.

Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Tecnologias Educativas (Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem), concluído em 19 de Outubro de 2009 com a classificação de Excelente (19 valores) .
– Curso de Inglês do American Language Institute of Lisbon, 12.º Grau.
– Certificado de atribuição de estatuto de Formador Qualificado, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios CO2 Área Escola e CO5 Didácticas Específicas (Matemática) (registo: CCPFC/RFO-03603/97) no anos lectivos 1996/1997 e 2009/2010.

3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL

– Frequentou o curso “Iniciação à Informática – Linguagem Logo” na Escola Supe­rior de Educação de Setúbal (ESE-Set) com duração de 40 horas (1985/86).
– Frequentou acções/cursos/seminários/ateliers na Faculdade de Ciências da Uni­versidade de Lisboa e na ESE-Set de preparação para a coordenação do Pro­jecto Minerva (1986/87 e 1987/88).
– Participou na acção/atelier “Utilizações Educativas do Computador – a expe­ri­ência Francesa” dinamizada pelo Prof. J.P. Blanc na ESE-Set (1986/87).
– Participou na acção de formação “Actividades em Linguagem Logo nos Ensinos Básico e Secundário” dinamizada pelo Professor J.F. Matos (Faculdade de Ciên­cias da Universidade de Lisboa) na ESE-Set (1986/87).
– Participou no módulo de formação “Jogos, Desafios e Concursos de Problemas. As Novas Tecnologias da Informação e a Dinâmica dos Clubes de Matemática” que decorreu na ESE-Set e teve a duração de 6 horas.
– Frequentou o Curso de Monitores do Ambiente (dinamizado pela Reserva Natu­ral do Estuário do Sado e Parque Natural da Arrábida) com a duração de dois dias.
– Frequentou a acção de formação “Utilizar/Gerir Bases de Dados e Outras Ferra­mentas de Trabalho em Contextos Educativos”, no ano lectivo 1992/1993 (45 horas: 1,5 créditos) na ESE-Set (Pólo do Projecto Minerva) com a formadora Professora Conceição Brito.
– Participou na génese, animação e desenvolvimento de um Círculo de Estudos sob o tema “Desenvolvimento e Avaliação de um Projecto Educativo”, no ano lectivo 1997/1998, na Escola EB 2,3 Luísa Todi, no âmbito do Plano de Forma­ção contínua do Centro de Formação de Associação de Escolas de S. Sebastião – Setúbal (50 horas: dois créditos).
– Participou na Oficina de Trabalho “Produção de Materiais Autoinstrucionais com o software Flash e Director” com a duração de dois dias (1998/1999) no Primeiro Encontro de Escolas Nónio-Arrábida (formador: Professor Joaquim Lopes).
– Participou na Oficina de Trabalho “Criação e Manutenção de Páginas de Internet com o Page Mill” com a duração de dois dias (1998/1999) no Primeiro Encontro de Escolas Nónio-Arrábida (formador: Professor Joaquim Lopes).
– Elaborou, em conjunto com o Professor Joaquim Lopes (1998/1999), o Projecto “Oficina de Materiais Multimédia” (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagó­gico da Formação Contínua) que integrou o Plano de Formação de Professores do Centro de Formação de S. Sebastião para o ano lectivo 2000/2001.
– Frequentou em 1999/2000 a Acção de Formação “O Computador como Recurso para a Educação” (formadora: Professora Ilda Machado) – 50 horas: dois créditos.
– Frequentou em 2000/2001 a “Oficina de materiais multimédia” – 50 horas: dois créditos (formador: Professor Joaquim Lopes).
– Concebeu o Projecto da Oficina de Métodos e Materiais para o Desenvol­vimento de Competências e Avaliação do Desempenho dos Alunos, com o apoio da Professora Ana Caetano do Centro de Formação da Associação de Escolas de S. Sebastião, tendo frequentado a mesma no ano lectivo 2003/2004 – 25h+25h – apresentação de trabalho prático (materiais para apoio ao ensino da Matemá­tica) – 2 créditos.
– Colaborou com a Professora Gisélia Piteira na concepção do Projecto da Oficina Criação de ambientes de aprendizagem para o desenvolvimento da competên­cia matemática (através da Associação de Professores de Matemática), tendo frequentado a mesma em 2005/2006 – 25h+25h – apresentação de trabalho prá­tico – 2 créditos.
– Frequentou em 2006 a Acção de Formação PPL – Promoção do Prazer da Leitura – Animação da Biblioteca Escolar – curso on-line, realizado no Centro de Forma­ção de Oliveira de Azeméis através da plataforma Prof2000 – 50 horas (2 crédi­tos). Conclusão em 14 de Dezembro de 2006. Formador: Paulo Izidoro.
– 2007/2008 – Candidatura ao Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Por decisão da Faculdade, entrou directamente no 2.º ano do curso. Obteve aprovação nas disci­plinas do curso de Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (2º ano): Seminário de Apoio I e Seminário de Apoio II.

4. ACTIVIDADE/EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

– Efectivou-se na Escola EB 2,3 Luísa Todi no ano lectivo de 1985/86, tendo desde então leccionado as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza do 2º Ciclo.
– Criou o Clube de Matemática da Escola EB 2,3 Luísa Todi, o qual coordenou e dina­mizou nos anos lectivos de 1986/1987, 1987/1988 e 1988/1989.
– Dinamizou uma sessão de trabalho da Associação de Professores de Matemá­tica “O Logo e a Geometria no Ensino Unificado” na Escola Secundária Sebas­tião da Gama em Setúbal.
– Dinamizou, com a Professora Encarnação Marafengo, um atelier “O Logo e a Matemática no Ensino Preparatório” na 1.ª Mostra de Materiais Pedagógicos organizada pela ESE-Set.
– Dinamizou, com a Professora Encarnação Marafengo, um grupo de discussão “A Linguagem Logo na Aula de Matemática” no 1.º Encontro do Pólo da ESE-Set para o Projecto Minerva.
– Planeou e dinamizou acções/cursos/ateliers (no âmbito do Projecto Minerva) para divulgação de programas (software), experiências, actividades e práticas peda­gógicas vinculadas aos objectivos do Projecto Minerva.
– Programou e realizou, com a Professora Encarnação Marafengo, durante os anos lectivos de 1987/1988 e 1988/1989 uma experiência na sala de aula (5.º ano, Matemática, baseada na utilização da linguagem de programação Logo), sobre a qual foi redigido o documento – monografia “Matemática, o Logo e o Curriculum”.
– Foi formadora (em parceria com a Professora Encarnação Marafengo) na Acção de Formação Contínua de Professores sobre “Área-Escola” (1994/1995 – duas turmas e 1995/1996 – uma turma), no âmbito do Plano de Formação do Centro de Formação da Associação de Escolas de S. Sebastião.
– Colaborou com o Professor Joaquim Lopes na apresentação de um Projecto (Laboratório de Multimédia) para candidatura ao Programa Nónio (1996/199); o Projecto ficou colocado, a nível nacional, entre os sete mais financiados por aquele Programa do Ministério da Ciência e Tecnologia.
– Como membro da Equipa do Laboratório de Multimédia/Projecto Nónio foi forma­­dora de professores (em colaboração com o Professor Joaquim Lopes) em acções sobre as tecnologias da informação e comunicação.
– Ainda no âmbito do Laboratório de Multimédia, desenvolveu, em parceria com o Professor Joaquim Lopes, a construção de materiais multimédia autoinstrucio­nais para alunos (Matemática e Ciências da Natureza) desde 1998/1999.
– Participou no Projecto IN (integração de crianças com deficiência mental da APPACDM, em turmas regulares) de 1998/1999 a 2003/2004.
– Colaborou com o Professor Pedro Pires no Clube de Ciências da Escola EB 2,3 Luísa Todi (2000/2001 e 2001/2002), que teve como principal objectivo pro­mover a actividade experimental no ensino das Ciências, participando no projecto Estudo e Classificação de Georecursos Ambientais da Península de Setúbal no âmbito do programa Ciência Viva IV (através do estabelecimento de um proto­colo de parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova – Centro de Investigação de Geociências Aplicadas – C.I.G.A., com a Câmara Municipal de Setúbal, Parque Natural da Arrábida, Núcleo de Espeleo­logia da Costa Azul e várias escolas da região). Este projecto envolveu um estudo, de natureza predominantemente geológica, de uma das áreas da Serra da Arrábida – a pedreira (e zona envolvente) onde se explorou durante muito tempo a Brecha da Arrábida. No âmbito deste Projecto global (que culminou com a elaboração final de um DVD-ROM de divulgação, da responsabilidade do Laboratório Multi­média da Escola, cuja equipa integrou), colaborou na criação do sub-projecto “Brecha da Arrábida: um passado, um futuro”, na elaboração de guiões para as várias visitas de estudo realizadas, elaborou posters, em cola­boração com a equipa do Laboratório de Multimédia, para o Fórum Ciência Viva (que se realizou nos anos 2001 e 2002 no Pavilhão Atlântico), participou em diversas reuniões de planificação comuns a outras escolas, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova – Centro de Investigação de Geo­ciências Aplicadas – C.I.G.A. e em visitas de estudo de preparação.
– No ano lectivo de 2004/2005 passou, após concurso, a integrar o quadro de nomeação definitiva da Escola EB 2,3 de Azeitão, onde coordenou o Clube de Ciência e apresentou propostas para reformulação da forma de estabelecimento dos critérios de avaliação ao nível da Escola e do Departamento de Matemática e Informática. Apresentou também propostas de reformulação das fichas de registo de avaliação trimestral para os 2.º e 3.º ciclos.

2005/2006
– Enquanto Coordenadora dos Directores de Turma e coordenadora da Secção de Avaliação do Conselho Pedagógico, promoveu, em conjunto com os elementos da referida secção, a reflexão para alteração dos critérios de avaliação do Agru­pamento. Também no desempenho destes cargos, renovou todos os documen­tos de apoio ao trabalho do professor em suporte digital, compilou outros com reconhecida utilidade e integrou-os num CD (SOS Professor) que copiou e distribuiu por todos os professores do Agrupamento. Criou ainda o blogue SOS-Professor (www.sosprof.blogspot.com), que disponibilizava a partir da internet os documentos mais úteis ao trabalho dos professores. Ainda neste ano criou o blogue Tempo de Teia (www.tempodeteia.blogspot.com) e uma página da Internet para alunos e professores: Sabor e Saber (www.saborsaber.com).
– No âmbito do trabalho com as turmas A e D do 6.º ano, criou dois blogues onde os alunos publicavam os seus trabalhos e os divulgavam através da internet. O blogue da turma A continuou a ser desenvolvido pelos alunos autonomamente, depois de uma cerimónia de despedida em que lhes foi atribuída essa respon­sabilidade no final do 6.º ano de escolaridade. (www.sala16.blogspot.com)
– Em conjunto com a professora Gisélia Piteira, elaborou um projecto de candida­tura ao programa Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis, do Ministério da Educação (através da Equipa de Missão CRIE – Computadores, Redes e Internet na Escola, com o apoio do PRODEP), tenho obtido os 25 portáteis solicitados.
– Visita a escola do 1.º ciclo do País na qualidade de escritora, para promoção da leitura (Escola EB 1 + Jardim de Infância, de Lau, Palmela, 13.Jun.2006).

2006/2007
– Enquanto Coordenadora da Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos criou, coordenou e dinamizou a página de internet da BE-CRE, o Boletim Bem CREscer e os blogues deste espaço (equipa e Amigos da Bibioteca).
– No âmbito do trabalho com a turma B do 5.º ano criou o blogue Turbêturma (www.turbeturma.blogspot.com), onde os alunos podem divulgar os seus trabalhos.
– No âmbito do Plano de Acção de Matemática criou e animou o blogue Matteia (www.matteia.blogspot.com) do Departamento de Matemática e Informática com vista à partilha de experiências e recursos entre os professores.
– Desenvolveu um projecto de escrita colaborativa com os alunos da Escola EB1 de Ventosa, com ligação ao projecto educativo Latitude 60!, que foi acompanha­do e descrito pelo professor João Torres, da Escola Superior de Educação de Setúbal, e pode ser consultado na página da Internet do Centro de Competência CRIE: Um sonho Infeliz. O trabalho desenvolvido no âmbito do projecto pode ser consultado em: http://ameias.wetpaint.com/page/sonho+infeliz .
– Visita a escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do País na qualidade de escritora, para promoção da leitura (Escola EB 1, Setúbal, 11.Dez.2006; Escola Básica 2,3 São Gonçalo, Torres Vedras, 22.Jan.2007; Biblioteca Municipal José Saramago, Beja, 27.Jan.2007; duas Escolas EB 1, Setúbal, 05.Mar.2007; Jardim de Infância do Vimeiro, Ribamar, Lourinhã, 11.Abr.2007; Escola EB 1 (N.º 8 ) do Bairro da Conceição, Setúbal, 16.Abr.2007; Escola EB 1 de Ventosa e JI do Vimeiro, Ribamar, Lourinhã, 29.Abr.2007; Escola dos Arcos, Setúbal, 16.Mai.2007; Escola EB 2,3 Luísa Todi, Setúbal, 17.Mai.2007; Agrupamento de Escolas de Campelos, Torres Vedras, 28.Mai.2007).

2007/2008

– Iniciou o curso de Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (entrada directa no 2.º ano): elaboração de tese de dissertação sobre investigação-acção relacionada com a utilização, em contexto formal de aprendizagem, do ambiente de programação Scratch – ferramenta criada no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e partilhada publicamente em Maio de 2007 na Internet – numa turma de 5.º ano (Matemática e Ciências da Natu­reza).
– Criou o blogue Muito Mais – https://muitomais.wordpress.com/ (Educação e Tecno­lo­gias) – de apoio à realização do curso de Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação.
– Continuou o desenvolvimento do blogue Turbêturma (6.º ano) iniciado em 2006/2007 – http://www.turbeturma.blogspot.com/ – e iniciou o blogue GTScratch (no âmbito da investigação desenvolvida no curso de Mestrado) numa turma de 5.º ano: http://www.gtscratch.blogspot.com/
– Visita a escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do País na qualidade de escritora, para promoção da leitura (Escola EB 2,3 Guilherme Stephens, Marinha Grande, 06.Dez.2007; Escola EB 2,3 Lima de Freitas, Setúbal, 06.Mar.2008; Escola EB 1 de Ribamar, Lourinhã, 29.Mai.2008; Escola EB 2,3 de Ribamar, Lourinhã, 29.Mai.2008; Jardim de Infância Os Cabani­nhas, Cabanas, Palmela, 19.Jun.2008).
– Dinamizou uma sessão de formação informal sobre o Scratch para professores da Escola EB 2,3 de Azeitão, no âmbito do Plano de Acção de Matemática e do do Plano TIC do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão, a convite do Coordenador do Departamento de Matemática, Professor Abel Morais, e da Coordenadora TIC, Professora Gisélia Piteira.
– Dinamizou uma sessão de formação informal sobre o Scratch para professores coordenadores de Departamentos de Matemática do distrito de Setúbal, no âmbito do Plano de Acção de Matemática, a convite do Coordenador do Departamento de Matemática.
– Dinamizou uma workshop sobre o Scratch para professores da Escola EB 2,3 Luísa Todi, no âmbito do Plano Tecnológico, a convite do Coordenador de TIC dessa escola – Professor Joaquim Lopes.
– No âmbito do Plano TIC do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão esteve presente numa acção de formação de pequena duração sobre a ferramenta Sketchpad, dinamizada pela Coordenadora, Professora Gisélia Piteira.

2008/2009
– Concluiu a redacção da tese de dissertação do curso de Ciclo de Estudos Con­ducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação.
– Leccionou as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, a Área de Es­tudo acompanhado e Apoio Pedagógico acrescido de Matemática (6.º ano).
– Continuou a desenvolver os seus blogues pessoais (Tempo de Teia e Muito Mais) e o blogue GTScratch, tendo criado um novo blogue para uma turma de 6.º ano – geraçãoBest – http://www.geracaobest.blogspot.com/
– Apresentou e desenvolveu um projecto de actividade extra-curricular – Clube Scratch time –, que contou com a participação de cerca de 70 alunos, tendo criado um blogue de apoio e divulgação em: http://scratchtime.blogs.sapo.pt/
– Visitou escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do País na qualidade de escritora, para promoção da leitura (Escola EB 2,3, Venda do Pinheiro, Mafra, 24.Mar.2009; Externato Dio­cesano Sebastião da Gama, Setúbal, 20.Abr.2009; EB1 e JI de Ribamar – Lourinhã, 25 de Maio de 2009).
– A convite da Professora Doutora Guilhermina Miranda (FPCE-UL), em 18 de Outubro: Apresentação do programa Scratch e do trabalho desenvolvido com os alunos, numa aula leccionada aos estudantes dos cursos de mestrado e doutoramento em Educação, especialidade Tecnologias Educativas da Facul­dade de Ciências – Universidade de Lisboa.
– A convite da Professora Doutora Guilhermina Miranda (FPCE-UL), em 30 de Outubro: Apresentação do programa Scratch e do trabalho desenvolvido com os alunos, aos estudantes do 1.º ano do mestrado em Ciências da Educação – Tecnologias Educativas (na FPCE), através da leccionação de uma aula da cadeira Aprendizagem multimédia e ensino on-line.
– A convite da Professora Doutora Conceição Lopes (Univ. de Aveiro), dinamizou – com os alunos da turma de 6.º ano envolvida no trabalho com o Scratch – uma sessão no Clube Scratch time para alunos da Universidade (quatro alunos do 1.º ciclo de Estudos em Novas Tecnologias da Comunicação e um aluno da pós-graduação em Design), no âmbito do Projecto “Scratch’Ando com o Sapo” que a Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte – DeCA, unidade curricular de Projecto, se encontrava a desenvolver com o apoio do lab sapo ua e a PTSapo.
– A convite da Professora Doutora Conceição Lopes (Univ. de Aveiro), dinamizou – com os alunos da turma de 6.º ano envolvida no trabalho com o Scratch – uma sessão no Clube Scratch time para professores de várias escolas envolvidas no Projecto “Scratch’Ando com o Sapo” que a Universidade de Aveiro, Departa­mento de Comunicação e Arte – DeCA, unidade curricular de Projecto, se encontrava a desenvolver com o apoio do lab sapo ua e a PTSapo.
– Participou na organização e esteve presente na celebração do Dia Mundial da ferramenta de programação Scratch realizada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, no dia 16 de Maio de 2009.

2009/2010

–    Concluiu a tese de dissertação do curso de Ciclo de Estudos Con­ducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Tecnologias Educativas (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

–   Leccionou uma turma de 5º ano de Matemática.

–   Foi responsável pelo Clube Scratch time (distinguido entre 700 candidaturas como um dos 50 melhores da Europa no European Schoolnet E-Learning awards 2009).

– Foi formadora externa (a convite da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico – três grupos de formação (29 formandos) 

4.1. CARGOS OCUPADOS E OUTRAS FUNÇÕES QUE DESEMPENHOU

– Directora de Turma (1985/1986, 1988/1989, 1989/1990, 1992/1993, 1993/1994, 1995/1996, 2004/2005, 2005/2006).
– Coordenadora do Clube de Matemática da Escola EB 2,3 Luísa Todi (1986/1987, 1987/1988 e 1988/1989).
– Coordenadora dos Directores de Turma (1985/1986).
– Coordenadora do Projecto Minerva (1986/1987 e 1987/1988).
– Directora de Instalações de Ciências da Natureza (1989/1990).
– Delegada da disciplina de Matemática (1990/1991 e 1991/1992).
– Integrou a Secção do Conselho Pedagógico para a animação do processo de reformulação do Projecto Educativo da Escola EB 2,3 Luísa Todi (1995/1996 e 1996/1997).
– Coordenou a equipa responsável pela organização do processo de construção e redacção do primeiro Regulamento Interno da Escola EB 2,3 Luísa Todi (1998/1999).
– De 1997/1998 a 2002/2003 integrou a equipa responsável pelo Laboratório de Multimédia-Projecto Nónio da Escola EB 2,3 Luísa Todi, coordenada pelo Pro­fessor Joaquim Lopes.
– Representante dos Projectos no Conselho Pedagógico (2000/2001, 2001/2002, 2002/2003) e coordenadora da Secção de Avaliação do Conselho Pedagógico nesses três anos, que teve um papel activo nos processos da Reorganização Curricular (produção de materiais e documentos de apoio – edição de Cadernos de Apoio para a comunidade Educativa e elaboração/organização de uma Brochura-síntese (e CD de apoio, com materiais): “Reorganização Curricular: o caminho faz-se caminhando”, por solicitação do Centro de Formação de Asso­cia­ção de Escolas de S. Sebastião, Setúbal, para divulgação noutras escolas.
– Coordenadora dos Directores de Turma (já na Escola EB 2,3 de Azeitão, no ano 2005/2006) e Coordenadora da Secção de Avaliação do Conselho Pedagógico. Apoiou a Secção do Projecto Educativo e integrou a equipa para a elaboração do projecto Curricular de Agrupamento.
– Coordenadora da Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos (2006/2007) e Representante do Núcleo de Projectos e Desenvolvimento Educativo no Conselho Pedagógico. Enquanto elemento do Conselho Pedagógico, continuou a integrar a equipa para a elaboração do Projecto Curricular de Agrupamento e a Secção do Projecto Educativo.
– Responsável pelo Clube Scratch Time (actividade extra-curricular – utilização da ferramenta Scratch – MIT com alunos do 5.º e 6.º anos) (2008/2009; 2009/2010). No ano lectivo de 2009/2010 este projecto foi considerado um dos 50 melhores da Europa no Schoolnet E-Learning awards 2009 (700 candidaturas).

– Formadora externa (a convite da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (2009/2010)

4.2. CONGRESSOS E ENCONTROS

– Apresentou uma comunicação no 1.º Encontro Nacional do Projecto Minerva em Braga (Abril 1987) em co-autoria com a Professora Cristina Vasconcelos. Partici­pou no 1.º Encontro do Pólo do Projecto Minerva da ESE-Set – 3 dias (1990/1991).
– Participou no 1.º Encontro da Rede de Centros de Formação “Entre Tejo e Sado” – As Novas Perspectivas da Formação Contínua (1996/1997). Participou no 1.º Encontro de Escolas Nónio – Arrábida (1998/1999).
– Co-autora da comunicação (poster) “Estudo e classificação dos georecursos ambientais da Península de Setúbal” apresentado no Congresso Internacional sobre Património Geológico e Mineiro, Instituto Geológico e Mineiro, Livro de Resumos, p. 183 (Beja, Outubro de 2001);
– Apresentou a palestra – “O elogio da diferença” – no Seminário de divulgação pública de trabalhos do Círculo de Estudos “Respostas educativas a crianças e jovens com deficiência mental, em escolas do ensino regular”, do Centro de Formação de Professores da Arrábida, em 21 de Maio de 2001, onde participou como convidada externa. Esta participação resultou do trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos com crianças e jovens da APPACDM, integradas em tur­mas regulares, no âmbito do Projecto IN.
– Dinamizou a apresentação pública do trabalho “Reorganização Curricular: o Caminho faz-se… caminhando” (Livro e CD com materiais). Colecção Percursos de Formação, n.º 1, Centro de Formação de Associação de Escolas de São Sebastião, no dia 2 de Abril de 2003, na Escola D. Manuel Martins em Setúbal, sede do Centro.
– Apresentou a comunicação “Do fio à teia: testemunhos de um caminho” no encontro promovido pela Escola Superior de Educação de Setúbal – Centro de Competência CRIE, “Weblogs na Educação: três experiências, três testemu­nhos”, dia 3 de Março de 2007 (tendo a mesma sido publicada em brochura digital e online: www.dofioateia.blogspot.com ). Documentos online:
Weblogs na educação – Brochura – Comunicação – Diaporama (ppt) – Vídeo – Imagens (balanço) .
– Participou, em Julho de 2008, na conferência Scratch@MIT no Massachusetts Institute of Technology – MIT. Promoveu com os responsáveis Mitchel Resnick, Andrés Monroy Hernández e Evelyn Eastmond uma reunião preparatória para aproximar esta instituição da empresa PT-SAPO, com o intuito de criação futura de uma plataforma portuguesa de divulgaçao de projectos Scratch à semelhança da americana).
– A convite da Escola Superior de Educação de Setúbal apresentou a comuni­cação “Sementes de Scratch” no “Seminário arTICular e Partilhar Perspectivas”, promovido pelo Centro de Competência Computadores, Redes e Internet na Escola, da Escola Superior de Educação de Setúbal – 31 de Maio de 2008. http://tempodeteia.blogspot.com/2008/05/mais-uma-misso-concluda.html
– A convite da PT-SAPO foi oradora com a comunicação “From scratch… with Scratch” – http://www.slideshare.net/3zamar/from-scratch-with-scratch-presentation, na Con­ferência associada ao evento de apresentação do SAPO Kids (Scratch) – http://videos.sapo.pt/Hif7yHMDbJLyHCbI01n3 – no dia 16 de Janeiro de 2009, que teve também como oradores o Professor Mitchel Resnick, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), responsável pelo projecto Scratch, e o Presidente da PT Zeinal Bava.

5. TRABALHOS NÃO PUBLICADOS

Marques, M. T. (2009). Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. (Tese de mestrado – Manuscrito não publicado). Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

– Documentos diversos de apoio a Acções de Formação que organizou e dina­mizou na Escola EB 2,3 Luísa Todi, no âmbito do Projecto Minerva.
– Documentos diversos de apoio aos processos de Reorganização Curricular dirigidos a professores e disponibilizados, alguns deles através do Fórum do Departamento de Educação Básica na Internet.
– CD de apoio ao trabalho dos professores.
– Documentos de apoio ao trabalho do Departamento de Matemática.
– Documentos de apoio ao funcionamento da Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos da Escola EB 2,3 de Azeitão.
– Tradução de documentos de apoio à utilização da ferramenta Scratch em colabora­ção com o Massachusetts Institute of Technology e divulgação/dinamização da secção portu­guesa do Scratch na página do MIT: http://info.scratch.mit.edu/Translation/Portugu%C3%AAs_%2F%2F_Portuguese
(Documentos traduzidos: Criando com o Scratch; Aprendendo com o Scratch; Programando com o Scratch; Scratch: competências de aprendizagem para o séc. XXI; Apren­der concebendo; e Fluência tecnológica.)
– Poesia: Blogue Sabor de Palavra – www.sabordepalavra.blogspot.com .
– Compilação de textos publicados no blogue Tempo de Teia (Jan.2006 a Set.2008): Blook Fios de Seda: 

 http://teresamar.googlepages.com/BlookFiosdeSedaSet08.doc.

6. TRABALHOS PUBLICADOS

· C. Vasconcelos e M.T. Marques (1987): Actividades de um Núcleo de Informá­tica: Clubes e Sala de Aula. Volume de resumos, 1.º Encontro Nacional do Pro­jecto Miner­va, Braga.
· M.T. Marques (1987): Micro Primer: Algumas indicações úteis para a exploração dos programas (software). Tradução, compilação e resumo comentado de “Micro Primer software packs”, editada pela ESE-Set, 29 páginas.
· M.T. Marques e E. Marafengo (1991): Matemática, o LOGO e o Curriculum, edi­tado pela ESE-Set, Volume 4, Monografias, 87 páginas, 22 figuras.
· Co-autora da “Proposta de Classificação de Sítios Naturais de Interesse Con­celhio” – relatórios de propostas de classificação apresentadas às Câmaras Mu­nicipais de Sesimbra e Setúbal, 12 p. (CIGA, Julho de 2001).
· Co-autora de “Propostas de Classificação de Património Geológico Português”, apresentadas ao Grupo Português PROGEO – The European Association for the Con­servation of the Geological Heritage; 6 propostas, 96 p. (CIGA, Julho de 2001).
· M.T. Marques (2003): Reorganização Curricular: o caminho faz-se… caminhando (Livro e CD com materiais). Colecção Percursos de Formação, n.º 1, Centro de For­mação de Associação de Escolas de S. Sebastião, Setúbal, 55 páginas.
· Crónicas diversas no Correio da Educação (CRIAP – ASA Editores), passando a ser colaboradora regular, a convite do seu Director, José Matias Alves, durante os anos 2006 e 2007.
· M.T. Marques (2008): Scratch…? Revista Educação e Matemática, 96, p. 45-48, http://teresamar.googlepages.com/artigoEMScratch0001.pdf .

6. LIVROS PUBLICADOS (Poesia)

· Provérbios Despenteados – Editora O Mirante, 2004.
· Das palavras (1.ª edição) – Editora O Mirante, 2004.
· Provérbios Repenteados (ilustração de Emílio Remelhe e apresentação de José António Gomes) – Edições Eterogémeas, 2005; apoio do Instituto de Estu­dos de Literatura Tradicional – Universidade Nova de Lisboa.
· Das palavras (2.ª edição) – Editora Eterogémeas, Colecção Desafios, 2007 –Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para trabalho em sala de aula).


RSS my delicious

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Blog Stats

  • 174.126 hits
Maio 2024
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias